★★★★★ +♥
Sinopse:

Mentirosos - Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

"Seja um pouco mais gentil do que precisa ser."

Conheci esse livro através do canal da Pam Gonçalves no youtube, e desde então fiquei louca pra ler. Tava com expectativas porque era um livro super comentado, não só no Brasil, mas confesso que fui com um pé meio atrás por conta de "O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" (vou fazer resenha dele depois), da mesma autora, que também era bem comentado, mas que não gostei tanto assim. E olha, Mentirosos supriu minhas expectativas, foi o primeiro livro que consegui acabar em um dia! Tá que ele não é grande, mas eu não consigo acabar um livro em um dia, seja do tamanho que for rs.

Vou confessar que tenho uma mania extremamente chata e inconveniente! Eu tenho a mania de sempre dar uma folheada e ler partes do meio e final do livro, faço bastante principalmente quando o livro me angustia e eu preciso saber alguma coisa rs. Mas quando o final é crucial, e sou avisada disso, eu aguento firme! E foi o que aconteceu com Mentirosos, até porque perderia toda a graça do desfecho. Então se vocês tem uma mania parecida, não leiam o final e não procurem por spoilers. Sério! rs

Os Sinclair são uma renomada família americana. Harris e Tipper Sinclair, os patriarcas, tiveram três filhas, todas com filhos. Cada uma das filhas possui uma casa na ilha da família e todos os anos, como tradição, eles partem pra um verão na ilha. 

"Bem-vindo, mais uma vez, à bela família Sinclair.
Acreditamos em exercícios ao ar livre. Acreditamos que o tempo cura.
Acreditamos, embora não digamos de maneira tão explícita, em remédios controlados e drinques antes do jantar.
Não discutimos nossos problemas em restaurantes. Não acreditamos em demonstrações públicas de angústia. Nosso lábio superior é rígido e é possível que as pessoas fiquem curiosas a nosso respeito porque não abrimos o nosso coração."

Cadence é a neta primogênita e principal herdeira da família. Ela Mirren, Jhonny e Gat são amigos inseparáveis desde a infância e juntos formam o grupo chamado Mentirosos. Gat é o único que não faz parte da família Sinclair e, diferente deles que são todos brancos, loiros e de olhos azuis, Gat é de descendência indiana. Cadence se impressiona por ele desde o início e os dois acabam construindo uma relação. Ele começa a faze-la questionar sua vida de privilégios, suas visões políticas e com isso, seu avô fica cada vez mais incomodado com a relação deles. 

"Um bruto sob uma superfície agradável, traindo sua gentileza de me deixar vir para sua ilha protegida todos os anos. Eu o traí seduzindo sua Catherine, sua Candence. E meu castigo é virar o monstro que ele sempre viu em mim."

E como Cadence, Mirren e Jhonny são da mesma idade, todos os anos eles nomeiam o verão com a idade deles. E foi no verão dos 15 que tudo aconteceu. Cadence sofre um acidente na ilha, que a deixa com amnésia por dois anos. Depois do acidente ela foi obrigada a passar o verão com o pai para não ir à ilha, sua família a trata com todo cuidado possível e nunca falam sobre o acidente, ela não tem mais contato com os primos ou Gat. Cadence passa a sofrer de depressão e fortes dores de cabeça e vive a base de remédios. Ela muda sua aparência, pinta os louros cabelos de preto, começa a se desfazer de suas coisas. Até que ela volta para a ilha, onde tudo aconteceu, e passa a juntar as peças desse quebra-cabeças.

"Nossa juventude está enfraquecida
Não vamos desperdiçá-la
Lembrem-se do meu nome
Porque fizemos história(...)."

Mentirosos me ganhou com essa pegada de suspense e mistério, a narrativa é bastante diferente, tem umas tiradas meio dramáticas da Cady, mas a leitura é bastante fluida e você não consegue parar até descobrir o que aconteceu. Ao longo do livro você viaja nas teorias, tentando imaginar o que aconteceu com ela. Quase no fim da leitura eu já adivinhava o que tinha acontecido - a autora dá bastante indícios no decorrer da história -, e eu só pensava no quanto eu queria estar errada. O final é surpreendente. E não tem como não se emocionar com o desfecho. Dói.

" O silêncio é uma camada protetora da dor."

Não tem como eu discorrer mais sobre a história sem comprometer a grande revelação, então paro por aqui rs. Recomento bastante esse livro. E. Lockhart pode não ter me ganhado no Histórico Infame, mas com certeza me ganhou em Mentirosos.

Siga-nos no Instagram e nos curta no Facebook para mais updates.


Deixe um comentário