Estou pra fazer esse post já a algum tempo, e enfim consegui parar pra fazê-lo. A ideia do post surgiu quando eu estava em uma daquelas confraternizações de fim de ano e uma amiga minha me perguntou como diferenciar um Young Adult (YA) de um New Adult (NA), e aí que percebi que essa poderia ser uma dúvida de muitas pessoas, até porque os gêneros são bem parecidos.

Para mim, o que difere um do outro é a diferença de idade entre os personagens principais. No geral, os personagens de um YA são adolescentes e os de um NA estão na fase adulta. Vou tentar explicar ambos separadamente.


Young Adult/Jovem Adulto (YA)

O termo Young Adult, ou Jovem Adulto, é mais utilizado para livros cujo personagem principal é adolescente. Geralmente eles tem entre 15 e 17 anos e estão vivenciando o ensino médio. Nesse gênero veremos temas como: bullying, busca de identidade, primeiro amor, conflitos que envolvem a escola ou os pais, etc. Mas sempre com uma dose de humor.

Algumas Características

- Personagens adolescentes na faixa entre 15 e 17 anos;
- Normalmente se passa no ensino médio;
- Histórias de vida conflitantes;
- Humor;
- Dúvidas sobre o futuro;
- Problemas com amigos;
- Primeiro amor.
 
Dica de Leitura
                


New Adult/Novo Adulto (NA)

No New Adult, ou Novo Adulto, temos a presença de personagens que estão entrando na fase adulta. Os personagens, geralmente, tem entre 18 e 25 anos e estão começando a vivenciar os problemas da vida adulta como: faculdade, relacionamentos, trabalho, etc. A exploração do tema sexual é presente nesse gênero, mas não ao ponto de ser considerado erótico. 

Algumas Características

- Personagens entre 18 e 25 anos;
- Os personagens estão na faculdade e ou ingressando em uma carreira;
- Histórias trágicas;
- Tema Sexual;
- Problemas com relacionamentos e ou trabalho;
- Busca de crescimento e ou superação.


Dica de Leitura
                



Os dois trazem temas jovens com conflitos, relacionamentos e etc, mas cada um de acordo com sua faixa de idade. Eu amo os dois gêneros, nunca dispenso um bom YA, mas prefiro os NA porque tem mais a ver com a minha idade. Amos possuem uma leitura super fácil e leve, apesar de muita das vezes tratarem de temas complicados. Pra mim, são sempre uma boa leitura.

Bom, essas foram algumas das características para diferenciar os dois gêneros. Se alguém tiver mais alguma colocação a fazer, compartilhe conosco nos comentários.

Se você gostou desse post não esqueça de seguir o blog ali na barra lateral e também no Instagram e nos curtir no Facebook para mais updates. Agora também estamos no Google+, ache o ícone na barra lateral e nos siga. Obrigada!


6 Comentários

  1. Oi jessica!

    Não curto YA, prefiro NA embora eu curta mais chick-lit, confesso rsrsrsrs adorei o post!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele!
      Eu curto os três gêneros, principalmente depois que eu conheci a escrita da Sophie Kinsella que fez eu me apaixonar pelos chick-lits.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Jéssica!!
    E gosto dos dois gêneros, tem muitos livros que eu ainda quero ler e um deles é O lado feio do amor.
    Legal você fazer o post com as diferenças, inicialmente eu me confundia com as siglas YA e NA, mas agora sei a diferença direitinho ehehe.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lizi.
      Eu também sempre me confundia, na verdade pra mim era tudo YA até que depois eu vi que tinha os NA também haha.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Jessica,
    Sabe que eu prefiro YA? Apesar de já nao estar mais nesta idade, alguns livros desse genero conseguem transcender ao publico alvo do livro. Como o John Green, que sempre consegue criar estórias profundas e fazer o leitor refletir sobre os mais variados temas.
    Já os NA que li, a estória se resumia muito mais ao romance dos protagonistas, e como não gosto de romances, acabo nao lendo NA tbm. Mas talvez seja o caso de encontrar algum livro que tenha um enfoque diferente...
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir