★★★★☆
Sinopse:
O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso. Nunca transgrediu as leis, nem mesmo as de horário de trabalho, ao contrário da egoísta, narcisista mas irresistível Darcy, em torno da qual Rachel e, posteriormente, Dex sempre orbitaram. Enquanto a boa moça e tímida Rachel teve alguns poucos namorados e conseguiu um emprego estável porém sem graça num escritório de advocacia, a linda e popular Darcy namorou todos os bonitões do colégio, construiu uma glamourosa carreira de Relações Públicas e sempre conseguiu tudo o que quis, inclusive manipular e obrigar Rachel a fazer o que desejava. E agora, após uma noite com o noivo da melhor amiga, Rachel acorda determinada a esquecer para sempre o fatídico encontro, mas acaba descobrindo que sempre amou Dex. E, apesar da amizade a Darcy, começa a perceber que ela não é exatamente o que se espera de uma melhor amiga. À medida que a data do casamento se aproxima, Rachel se desespera com a urgência da decisão que precisa tomar e acaba passando por uma profunda reavaliação de sua vida, para concluir que "certo" e "errado" são conceitos muito relativos. Narrado em primeira pessoa por Rachel, o livro ganha a simpatia do leitor pela empatia da protagonista, que expõe suas dúvidas e sentimentos de forma muito honesta e humana. E o final reserva grandes surpresas.

Nossa narradora é Rachel, sempre acostumada a ser a certinha, aquela com boas notas, uma boa filha e ótima amiga, muitas vezes deixando seu interesse de lado em prol dos outros. 
Rachel e Darcy são amigas de infância. Enquanto Darcy sempre foi a segura de si, linda e popular (mesmo sem andar com os populares da escola), Rachel era a garota de beleza mediada, insegura, mas inteligente. Pelo menos era assim que ambas se viam.

Rachel está fazendo 30 anos e nada é como ela havia planejado. Afinal, ela sempre sonhou estar em um emprego que amasse, casada e com pelo menos um filho aos 30, comemorando a grande data em um jantar romântico com seu marido. Mas nada na vida é exatamente como sonhamos. Ao contrário do que sempre sonhou, ela é advogada em um escritório que detesta, solteira e sem nenhum pretendente em vista. E o seu jantar romântico se torna uma festa surpresa, planejada por Darcy, em um bar. E tudo ia muito bem até o final da festa, quando Dex volta para procurar a bolsa que Darcy havia esquecido e os dois seguem juntos para outro bar. Rachel e Dex dividem um taxi na volta para casa e uma coisa leva a outra e os dois passam a noite juntos. E óbvio que no dia seguinte vem o fantasma da culpa.

"(...)Meus olhos estão fechados, então abertos, depois fechados novamente.
E então, não sei como, estou na cama com o noivo da minha melhor amiga."

Dex é o noivo em questão, ele e Rachel se conheceram na faculdade e se tornaram amigos. Ela, com sua insegurança, acreditava que alguém como ele nunca se interessaria por ela e o apresentou a Darcy. 

Vamos aos fatos, Darcy é egoísta e bastante manipuladora. Não, não acho que ela seja má pessoa, na verdade nem consegui odiar a personagem, mas ela foi acostumada a ser sempre o centro das atenções e a todos fazerem o que ela queria. Tudo era ela, ela e ela. Há uma competição velada entra ela e Rachel. Darcy quer ser sempre a superior e Rachel, apesar da submissão e de sempre ceder aos caprichos de Darcy, no fundo ela se ressente por isso. Mas, apesar dos pesares, não achei que a amizade entre elas fosse algo falso, achei que, do jeito delas, ou melhor, apesar do jeito da Darcy, aos duas eram realmente amigas e se importavam uma com a outra.

"Enquanto escuto Darcy respirando no escuro ao meu lado, fico imaginando como chegamos a este ponto. Como pudemos nos apaixonar pela mesma pessoa? Como pude sabotar o noivado da minha melhor amiga? Nos últimos segundos antes de pegar no sono, desejo voltar atrás e desfazer tudo, presentear essas menininhas com uma nova chance."

Bom, vamos a parte romântica do livro, Dex e Rachel, Rachel e Dex. Apesar da culpa do dia seguinte (e dos que se seguiram) e da Rachel querer seguir como se nada tivesse acontecido, os dois acabam não resistindo a atração que sentem um pelo outro e acabam engatando um romance proibido. Tá, eu sei que essa é a graça do livro, mas eu achei uma sacanagem! Mesmo com todos os ressentimentos em relação a Darcy, elas são amigas! Tudo bem, tudo bem, o romance entre os dois é lindo, é fofo e tudo o mais, não tem como não torcer por eles. Eu torci, confesso. E tá, eu também gostei de terem "passado a perna" na Darcy, de certa forma ela merecia um pouco disso tudo. Mas achei sacanagem engatarem um romance pelas costas dela. Afinal, elas eram melhores amigas e Rachel era madrinha do casamento deles. E, apesar dessa amizade meio torta, não achei muito certo toda essa traição. E não, não sou politicamente correta, só estou pensando no lado real de uma amizade.
E quanto ao Dex, muitas vezes concordei com Hillary (amiga da Rachel) e Ethan (amigo de infância de Rachel e Darcy) na questão de ser frouxo! Sério, eles estavam apaixonados e ainda assim ele nunca cancelava o casamento, nunca tomou uma atitude em relação a eles. E foram esses os pontos que me fizeram dar 4 ao invés de 5 estrelas, porque as vezes ficava irritada com a situação rs.

"(...) Mas, quando estou com você, não fico pensando na impropriedade da nossa... relação. Estar com você não me dá a sensação de estar fazendo algo errado."

Mas a história é bastante divertida, dá para dar umas boas risadas e se divertir muito! Os personagens secundários também são ótimos, em especial Hillary e Ethan, gostei muito deles. Temos também Marcus e Claire. Marcus é melhor amigo do Dex e um "rolo" da Rachel, ele tem grande importância no enredo da história. Claire é amiga da Darcy e é tão fútil quanto ela.

Bom, Nunca tinha lido nada dessa autora, mesmo minha prima sendo super fã e estar sempre me induzindo a ler. Ela já tem esse faz alguns anos, mas custei a pegar pra ler, até porque acabei vendo o filme antes, ai desanimou um pouco. E apesar de ter demorado a engatar na história (por motivos de filme, mais uma vez), me arrependo de não ter lido antes. A leitura é super divertida, fácil e leve. Gostei muito da escrita da Giffin. Já estou lendo o segundo, "Presentes da Vida", mas acabei indo devagar com a leitura porque queria fazer a resenha desse primeiro e eu ia acabar me influenciando.

Espero que tenham gostado e, se já leram, deixe um comentário dizendo o que acharam.

Siga-nos também no Intagram: @reviewing_


Deixe um comentário