Quinto volume da série Bloodlines da Richelle Mead. Pode haver Spoilers dos livros anteriores.
 ★★★
Sinopse:
Sydney Sage arriscou tudo. Ainda infiltrada na organização, trabalhava contra os alquimistas e vivia um romance secreto com o vampiro Adrian Ivashkov. Qualquer deslize poderia trazer tudo por água abaixo, e foi exatamente o que aconteceu: sua própria irmã descobriu seu relacionamento proibido e a denunciou, fazendo com que Sydney fosse capturada pelos seus pares e mandada para a terrível reeducação. Cercada de inimigos e sem saber onde estava ou como sairia dali, Sydney luta para manter sua identidade, sua capacidade de pensar por si mesma e, principalmente, a esperança de que encontrará Adrian novamente.

Sydney foi capturada pelos Alquimistas e agora tem que passar pela reeducação. Começamos vendo a tortura que os Alquimistas fazem ela passar, tanto psicológica quanto física. É tudo bem desumano, e até irônico, levando em conta como eles dizem que os Moroi e Dampiros são os perversos da história. Sydney foi bem forte e inteligente para aguentar e traçar planos pra sair dessa situação.

"Eu nunca leria um livro de novo. Esse último pensamento particularmente me atingiu forte hoje, porque tanto quanto sonhar acordada com Adrian me carregava através dessas horas escuras, eu teria matado para ter algo tão banal quanto um romance qualquer para ler."

São vários estágios na reeducação, e ela começa com a "Escuridão", um quarto onde ela não tem acesso a nada além da própria escuridão e da voz que quer fazer com que ela confesse seus pecados. Sydney resiste durante muito tempo, até que percebe que, para conseguir voltar para Adrian e seus amigos, ela deve fazer o jogo dos alquimistas. 

E então, Sydney é liberada para o novo estágio e somos apresentados a novos personagens. Enquanto ela começa a tentar se habituar, ficamos naquela agonia querendo saber quem é e quem não é confiável. Qualquer deslize, qualquer coisa que façam os alquimistas perceberem que os pensamentos dela não são voltados para o que eles impõem, ela é submetida a outro de tortura. Mas aos poucos nossa heroína percebe seus potenciais aliados, e se arrisca para traçar planos que façam para saírem dali.

"Centrum permanebit. As palavras latinas brincaram na minha mente, fortalecendo-me. Traduzido, elas significavam “O centro vai permanecer” e eram um verso de um poema que Adrian e eu tínhamos lido. Nós somos o centro agora, pensei. E eu e ele iremos permanecer, não importa o quê."

E ai, temos a parte do Adrian. Eu tive uma mistura de emoções ao ler as partes dele. Primeiro compreensão. Tudo bem, ele estava desesperado, não conseguia acessar a Sydney pelos sonhos e tinha feito tudo o que estava a seu alcance. E depois ele simplesmente desiste. Volta pra Corte e aos velhos hábitos do velho Adrian. Pode até ser compreensivo, com todo esse lance da depressão do espírito, mas fiquei meio indignada. Por mais impossível que parecesse, acho que se manter sóbrio e manter a evolução que ele vinha conseguindo até ali, era o mínimo que ele podia fazer.

"O centro vai aguentar. Essa foi a frase que Sydney cunhou para nós (...). Às vezes, nos meus momentos mais sombrios, eu temia que as palavras originais fossem mais adequadas: Tudo se parte, o centro não aguenta."

Nesse volume da série vemos muito pouco dos nossos queridos personagens que estão em Palm Springs. Com Adrian na Corte e Sydney presa na reeducação, vemos muito pouco deles. Senti falta, mas deu pra superar.

O livro está cheio de emoções. No começo achei a leitura meio lenta, tava enjoada de ver a Sydney na reeducação e não acontecendo nada que fosse significativo. Mas ai começam as tramóias, e logo depois ela consegue restabelecer a conexão com Adrian e a histórica fica cada vez mais empolgante. Temos bastante ação no desenrolar da situação toda, e você fica cada  mais vidrado nas páginas querendo logo chegar no final. 

E eis que o nosso casal tem uma ideia brilhante! Gente, sou apaixonada por eles! rs Tem o acontecimento mais fofo dessa série, e você consegue ama-los ainda mais. E quando tudo parecia estar entrando nos eixos, eis que o livro acaba com uma notícia bombástica! E ai volta o seu desespero, porque o último livro ainda vai ser lançado. E enquanto não temos O Círculo Rubi em mãos, só podemos aguardar e criar as teorias da conspiração sobre os responsáveis pelo acontecimento do final de Sombras Prateadas.

"(...) Ela inda era a mulher mais linda do mundo para mim e não havia ninguém em cuja presença em parecia mais certo. Mesmo no meio da nossa fuga do Vale da Morte e naquelas condições incertas, eu tinha certeza de que, simplesmente por estar com ela, nada era impossível."

Fiquei feliz em só ter pego pra ler no mês passado, porque ai não precisei esperar tanto entre o final de um e o lançamento de outro. Amei as emoções que esse volume da série causaram, apesar de ter achado um pouco monótono no começo, o que veio depois apagou qualquer traço de monotonia causado anteriormente. 

Aguardando ansiosamente para ter em mãos O Círculo Rubi, que será lançado no dia 28 desse mês. Triste por ser o último volume da série, mas ansiosa pra saber o final de tudo. Afinal, há inimigos por todos os lados!

Ps: Tudo bem a autora não querer misturar as duas séries, apesar de uma ser spin-off da outra, mas achei que a Rose deveria ter se envolvido na missão de resgate da Sydney. Afinal, a Sydney se meteu em muita encrenca pra ajudar a Rose a sair da prisão, espero que volte a parceria entre as duas no próximo livro.


Um Comentário

  1. Oi Jéssica,
    Ainda preciso tirar um tempo pra conhecer a escrita da Richelle, só leio elogio sobre os livros..
    E as capas desse spin-off, acho lindas demais.
    Se é spin-off não acharia estranho a protagonista do outro aparecer nesse, seria bacana haha

    P.S.: Também achei de falso moralismo terem cortado a K-Stew do filme novo da Branca de Neve. Mas de repente, ela podia nem ta mais interessada né.

    bjs e tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir