Apenas uma garota levará a coroa


★★★★★
Último livro da trilogia A Seleção. Não sei se dá pra dizer que fechou com chave-de-ouro porque senti falta de algumas coisas, mas ainda gostei muito do livro. Aliás, os 3 livros foram muito bons, a escrita da Kiera é fluida e a leitura rápida, o que te faz ficar agarrada ao livro até terminar.

Muitas coisas aconteceram, conhecemos mais o lado das outras três Selecionadas, algumas bem impactantes. Reviravoltas que deixavam a gente arrancando os cabelos. E...escolhas são feitas! 

Mas então, nesse livro finalmente sabemos quais são os planos dos rebeldes em relação ao país. E, olha só que surpresa!, alianças são formadas entre dois representantes dos nortistas, August e Georgia, America e o príncipe. Mas o rebeldes prometem ajudar ao Maxon somente se ele escolher America como princesa.

"-Não desejar a coroa talvez a torne a melhor pessoa para usá-la."

Temos America e seu triângulo amoroso, claro! Apesar dela ter feito sua escolha em A Elite, ainda ficou aquela coisa em relação a como lidar com o Aspen, como contar sem machucá-lo etc, etc. Mas, a gente entende, foi um relacionamento longo onde existia amor de verdade e, apesar de eu nunca ter torcido pelo Aspen, foi legal ver o carinho e a proteção que ambos tem um pelo outro. E com a escolha de America feita, agora só cabe ao príncipe fazer a sua.

"Estava cansada da competição. Precisava terminar de vez com Aspen. Lutaria por Maxon."

E temos America e Maxon entre tapas e beijos (é ódio é desejo). Maxon ainda está inseguro com as atitudes da Meri no segundo livro, dessa vez é ela que tem que provar pra ele que merece ser escolhida, o que eu achei bem justo dado ao blablabla de "quem eu quero/quem não quero" no livro anterior. O ruim não foi nem a dúvida dela em si, porque é normal! O problema todo, pelo menos pra mim, foi ela se agarrar a um, caso não desse certo com o outro, ou seja, era só um step que ela podia recorrer caso as coisas não saíssem do jeito que ela queria. E claro que America também tomou decisões precipitadas, mais uma vez, despertando a ira do rei (mais uma vez) e deixando o príncipe com os dois pés atrás em relação ela (sim, mais uma vez). Mas dessa vez eu defendo suas decisões, porque não foram tomadas por algum surto de ódio e ciúmes pelo Maxon, foram decisões sensatas tomadas por instinto de justiça. 

O relacionamento dos dois se desenvolveu mais e tudo ia bem até que o mundo começa a girar ao contrário e, BAM! Você começa a surtar se perguntando como vai ser o desfecho daquilo tudo. A partir daí você já morreu 3 vezes e voltou. 

"Você não é o mundo, mas é tudo o que torna o mundo bom. Sem você minha vida ainda existiria, mas só."

Uma coisa que gostei bastante foi o relacionamento entre as Selecionadas. Sim, ainda teve muita confusão entre elas, mas surgiram novos, e imprevisíveis, relacionamentos, e teve muito clube da luluzinha no Salão das Mulheres. Nesse contexto das Selecionadas teve uma coisa que me deixou com bastante raiva. Kiera nos fez odiar a Celeste por dois livros inteiros, chega no terceiro ela vira totalmente a história, e o que acontece? Você começa a sentir compaixão por ela e depois ela dá um final pra ela que não foi legal! Fiquei na base do "Respira fundo e supera". Fora isso, foi bom conhecer o outro, ou o verdadeiro, lado da Celeste.

"E ali estávamos nós, nos bastidores, nos apoiando. A perfeccionista, a queridinha, a diva...e eu."

O ponto fraco pra mim foi o final corrido. Tudo aconteceu muito rápido. Muita coisa importante aconteceu nos últimos capítulos e ficaram suspensas, achei que deveria ter um desfecho melhor, merecia mais alguns capítulos se isso fosse resolver o problema.

Enfim, ponto fraco e desfecho da Celeste à parte, eu amei o livro e também amei o final e A Escolha do Maxon. E ainda fiquei com gosto de "quero mais", realmente queria ver o que vem depois.

"Não será perfeito. Não o tempo todo."


Curtiu o post? Então curte a página no Facebook pra ajudar o blog :)


Deixe um comentário