★★★★★ +♥
Sinopse:
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Se Rainbow Rowell não conseguiu me conquistar em Anexos, acho que ela aceitou bem o desafio e veio com tudo em Eleanor & Park. Esse foi um daqueles livros no qual eu terminei e tive que correr pra resenhar, porque eu precisava compartilhar e não deixar esfriar toda a emoção que o livro deixou.

E ao mesmo tempo que eu tenho a necessidade de compartilhar o que foi esse livro, eu não sei por onde começar! O livro é fofo em suas inúmeras formas, ao mesmo tempo em que trata de outras questões.  Já deixo avisado que ao final da resenha vai ter uma barreira de spoiler, porque sim, porque preciso comentar com quem já leu também rs. Então continue lendo e confira a resenha da história de Rainbow Rowell que me conquistou.

Eleanor está em seu primeiro dia escolar e seu martírio começa assim que ela entra no ônibus da escola. Ruiva, grande, vestindo roupas masculinas que são maiores que ela e muitos acessórios, Eleanor vira alvo fácil para as zoações da galera do fundo. Park é mestiço, descendente de coreano, apaixonado por música e quadrinhos, ele não é popular, mas sabe se virar e viver sem ser incomodado pela turma.

"Às vezes, Eleanor olhava para os tênis dele, por sinal bem legais. E às vezes via o que ele estava lendo...
Sempre gibis.
Eleanor não trazia nada para ler. Não queria que Tina nem ninguém no ônibus a visse de cabeça baixa."

Os dois se conhecem no ônibus da escola. A princípio eles não gostam um do outro, Eleanor é a garota alvo do bulling dos amigos no ônibus e Park, o garoto que gosta de passar despercebido, mantém certa distância por causa disso. Até que um dia ele percebe que durante o trajeto do ônibus Eleanor acompanha as leituras dos quadrinhos dele, e passa a ler as páginas mais devagar para que ela possa acompanhar melhor. Logo depois ele já está emprestando seus quadrinhos a ela e compartilhando músicas. É o começo de uma amizade especial entre os dois. A amizade logo evolui para um romance adolescente, aquele primeiro amor.

"Segurar a mão de Eleano era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo."

Eleanor vive uma vida complicada, além de alvo frequente de bulling na escola, em casa a vida dela é ainda pior com o padrasto. Diante de todos os problemas, Park torna a vida dela mais fácil e estar com ele vira a sua válvula de escape do mundo que ela conhece.

"Não existia vergonha com Park. Nada era obsceno. Porque Park era o Sol, e essa era a melhor maneira de explicá-lo."

Uma história que trata de bulling, preconceito e violência doméstica, mas que ainda assim é linda e envolvente. Eleanor & Park é um livro que merece ser lido por todos. É lindo ver a evolução dos personagens e do relacionamento deles no decorrer da história. Você ama e sofre junto. Ainda não li outro livro da Rainbow, além desse e de Anexos, mas acho difícil outro livro dela virar meu favorito.

"Você salvou a minha vida. (...) Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre."


Ok pessoal, essa é a barreira de SPOILER, então pra quem ainda não leu, para por aí e corre pra ler. E pra quem já leu, vem discutir o final comigo, porque necessito!!!

SPOILER

Gente, que final foi aquele? Sofri!! Coração ficou apertado, mas fiz o mesmo que o final de Querido John, me agarrei na esperança de que depois eles iriam se reencontrar e ia ficar tudo bem, todos felizes. Porque não tem condições de ser de outra forma, por favor!!!



Deixem sua opinião sobre o livro e o post. Não esqueça de nos seguir no Instagram e nos curtir no Facebook para mais updates. Agora também estamos no Google+, ache o ícone na barra lateral e nos siga, e se puderem se inscrevam no blog também. Obrigada!


6 Comentários

  1. Oie Jéssica =)

    Me sinto uma ET por ainda não ter lido nada dessa autora. Só leio boas resenhas, mas são tanto livros interessantes lançados todo mês que acabo sempre deixando alguns em segundo plano.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo totalmente, Ane. Também sou assim, principalmente quando sai algo de autores que eu já amo, ai os outros que tenho interesse vão ficando pra depois. Me interessei pela Rainbow exatamente por ver todos só postando ótimas resenhas em relação aos livros e a escrita dela. Anexos não me deixou muito entusiasmada, mas Eleanor & Park compensou demais. Sugiro que comece por ele, caso consiga um tempo entre seus favoritos.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Jessica! Amo a Rainbow e Eleanor & Park é um dos livros mais bonitos que já conheci <3 É uma história que a gente meio que demora a se interessar a ler né, mas... depois começa, não quer desgrudar do livro, e essa sensação é muito boa :))
    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Rebeca, principalmente porque li Anexos antes e ele não me agradou muito. Mas Eleanor & Park superou expectativas!

      Excluir
  3. Oi Jéssica,
    HAHA você descreveu bem como me senti...o mesmo aperto do final de Querido John, mas pelo menos a Eleanor estava livre...e a liberdade dela necessitava de sacrifícios.
    Sou iludida, ainda sonho com a continuação.

    Esse livro é maravilhoso, me fez amar a Rainbow e querer ler tudo dela. Anexos comprei esses dias...espero gostar haha

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Nana! O importante é que ela tava livre, mas ainda assim fiquei naquela agonia, mas ainda tô aqui agarrada no sentimento de que no futuro tudo ficou bem hahahaha.
      Ia adorar que tivesse uma continuação também, mas acho difícil :(

      Anexos não me agradou muito, mas dei desconto porque foi o livro de estreia da autora. Depois de Eleanor & Park fiquei curiosa em saber se as outras obras são tão boas quanto essa.

      Bjs.

      Excluir