Sinopse:
Duas mulheres - uma vermelha e uma prateada - contam sua história e revelam seus segredos. Em “Canção da rainha”, você terá acesso ao diário da nobre prateada Coriane Jacos, que se torna a primeira esposa do rei Tiberias VI e dá à luz o príncipe herdeiro, Cal - tudo isso enquanto luta para sobreviver em meio às intrigas da corte. Já em “Cicatrizes de aço”, você terá uma visão de dentro da Guarda Escarlate a partir da perspectiva de Diana Farley, uma das líderes da rebelião vermelha, que tenta expandir o movimento para Norta - e acaba encontrando Mare Barrow pelo caminho.



Coroa Cruel é um livro de dois contos da série A Rainha Vermelha. ATENÇÃO! Risco de Spoilers caso você não lido A Rainha Vermelha.

O Primeiro conto é “Canção da Rainha” e nele temos a oportunidade de conhecer a Rainha Coriane Jacos, mãe do Príncipe Cal, e como foi sua vida e seu relacionamento com o Rei até ser assassinada por Elara.

Confesso que esperava mais desse conto, suas menos de 60 páginas me fizeram arrastas na leitura de uma forma que demorei mais do que deveria.

A história da rainha é bem interessante e foi muito bom ver como tudo começou e a construção do relacionamento dela com o rei. Eles realmente se amavam, e ele a escolheu por amor e não por influência de concursos. Contudo, a construção da personagem não me agradou muito, esperava ver uma mulher forte, lutadora, e o que encontrei foi algo um pouco oposto a isso.

“Hoje Tibe disse que me ama, que quer casar comigo. Não acredito nele. Por que ele ia querer isso? Não sou importante. Não tenho beleza, inteligência, força nem poder grandiosos para ajudar o reino. (...) Tibe é tão fraco quanto eu, um garoto solitário sem um caminho próprio. (...)”.

Nunca pensei que pudesse odiar mais a Elara, sério, foi agoniante ver tudo o que ela fazia contra a Coriane e tamanha crueldade do que ela era capaz. 

“A única pessoa na sua cabeça é você. E ela não tem a menor importância. Ela não é nada.”

O segundo conto trás a história de Diana Farley e, apesar de ter sido alertada de que o primeiro era bom e o segundo nem tanto, eu achei exatamente o oposto. Adorei o conto da Farley e saber mais sobre a Guarda Escarlate e seu funcionamento, pra mim fez toda a diferença quando li Espada de Vidro posteriormente. Foi muito interessante ter acesso aos comunicados secretos da Guarda, ver a hierarquia e como tudo funciona para não serem descobertos.

Nesse conto também podemos ver mais sobre o Shade e sua importância para a Guarda, assim como o seu relacionamento com Farley. O legal foi ver por outra perspectiva alguns dos acontecimentos de A Rainha Vermelha. Se no primeiro livros nós vemos os acontecimentos pelos olhos da Mare, em “Cicatrizes de Aço” temos o lado da Farley e, consequentemente, da Guarda.

“Vão precisar explicar primeiro. Inventar uma história. Igual às histórias que contavam para encobrir nossa existência até garantirmos que não podíamos ser ignorados.”

Diferente do primeiro conto, esse teve uma fluidez maior e achei mais bem desenvolvido. Todos os acontecimentos fizeram toda a diferença para um maior entendimento da série, principalmente em Espada de Vidro.

Alguém já leu? Deixem aí nos comentários o que acharam dos contos e como influenciaram vocês no restante da série.

Se você gostou desse post não esqueça de seguir o blog ali na barra lateral e também nos curtir no Facebook para mais updates. Agora também estamos no Google+, ache o ícone na barra lateral e nos siga. Obrigada!







4 Comentários

  1. Oi Jéssica,
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas li as resenhas.
    Gostei da ideia da editora lançar os contos compactos por aqui, uma pena que parece que fez vc se decepcionar com personagem. Muitos autores usam essa ideia dos contos né, apesar que vejo que algumas séries, usam em excesso haha


    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana.
      Tem contos que me decepcionam. Em A Seleção, um (dos inúmeros rs) contos também deixou a desejar pra mim, assim como o conto do Adam na série Estilhaça-me.
      É verdade, alguns exageram. E acho que A Seleção é um deles haha

      Beijos!

      Excluir
  2. Ainda não li nenhum livro dessa saga, não consigo me interessar por ela haha
    A resenha está muito boa, Parabéns Flor! ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa.
      Se você curte os gêneros distopia e fantasia, talvez você goste da leitura. Ele é uma fantasia, mas tem várias referências de livros como Jogos Vorazes, Divergente e A Seleção.

      Beijos!

      Excluir